Como usar a sua rede Wifi com segurança

wifi-network-safelyÉ extremamente importante que sua empresa adote protocolos de segurança para proteger a rede Wifi. Normalmente associam-se estes protocolos a grandes empresas, mas nenhuma companhia está livre de intrusões e espionagem industrial. Estes protocolos são muitas vezes recomendações simples que qualquer funcionário consegue e deve adotar. Por isso, ficam aqui algumas das melhores recomendações para proteger a rede Wifi de sua empresa:

Não use palavras chave pré-partilhadas

A utilização de palavras chave pré-partilhadas não é segura para sua empresa e é um dos erros mais cometidos. Imagine que um funcionário é furtado ou perde um equipamento que tem a palavra-chave da rede da empresa. Aí terá de alterar a palavra chave de todos os equipamentos. Além do mais, isto baseia-me na confiança que o funcionário reporte a perda do equipamento. Deve implementar um sistema de chaves exclusivo para cada funcionário.

Utilizar um software para prevenir intrusões na rede

É muito importante que saiba quem acede à rede da sua empresa sem autorização. Para isso já existem softwares que ajudam a analisar a rede Wifi e avisam quando encontram um acesso não autorizado. Além de detetar o intruso, estes softwares conseguem bani-lo da rede.

Ter cuidado com os componentes físicos da rede Wifi

Um dos maiores esquecimentos em relação à proteção da rede Wifi de uma empresa é a proteção dos componentes físicos dessa rede. É importante colocá-los em locais de acesso controlado ou escondidos da vista. Ao negar o acesso físico aos componentes da rede está a evitar problemas futuros.

Ter cuidado com o acesso à rede feito por dispositivos móveis

Os seus funcionários podem gostar de aceder ao jogos-de-roleta.com.br durante sua pausa de almoço mas, muitas vezes, alguns sites podem esconder intrusões. Deve formar seus funcionários para os perigos e medidas de proteção da rede Wifi quando usam seus equipamentos pessoais.

Algumas das opções para prevenir intrusos nos dispositivos móveis são:

  • os dispositivos devem ter uma firewall pessoal ativa
  • deve ser disponibilizado o acesso à rede através de um VPN

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *